2º fórum municipal da água realizado em Surubim contou com a participação da prefeita Ana Célia

publicado: 26/04/2018 21h01,
última modificação: 23/02/2023 11h58
Ações de sensibilização em busca de soluções para os problemas da escassez e de acesso à água foram um dos objetivos do 2° Fórum Municipal da Água, promovido pela Prefeitura de Surubim, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico do Município. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (12) no Polo Universidade Aberta do Brasil.
O fórum contou com a participação da prefeita Ana Célia, secretários municipais, representantes do Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável, Banco do Brasil e com especialistas de organizações envolvidas com a questão da água no planeta. Entre eles estavam representantes do Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), Comitê da Bacia do Capibaribe, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Universidade de Pernambuco (UPE).
 A prefeita fez a abertura do evento e ressaltou a importância do tema a ser debatido. “O fórum tem a importância de debater um assunto do nosso dia a dia e a sua importância no cenário em que estamos vivendo. A escassez da água precisa ser debatida e entendida pela população, em especial sobre o seu uso conciente e a sua reutilização”, destacou.
Na ocasião, a professora doutora da Universidade de Pernambuco (UPE), Simone Teixeira, palestrou sobre  a questão ambiental no Baixo Capibaribe. “O descarte de resíduos sólidos poluindo o rio Capibaribe sempre foi uma preocupação, precisamos conservar a água para conservar a vida e ter a consciência de que essa prática é prejudicial para todos”, explica.
Ainda durante o evento, representantes do IPA, Serta e do Comitê do Capibaribe apresentaram propostas e discussões sobre a reutilização da água, o seu uso nas questões agroecológicas, a preparação do solo, a produção, a preocupação em como ter  um alimento de qualidade para a criação e a importância da Bacia do Capibaribe para o nosso município.
Foto: Alian Aragão