Sexta, 24 Novembro 2017

Prefeitura de Surubim realiza mais um grande mutirão no combate a arboviroses

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa

Na manhã desta terça-feira (7) a Prefeitura de Surubim, através da secretaria de Saúde, realizou nas principais ruas do centro da cidade um grande mutirão de conscientização com porta a porta e vistoria de reservatórios d’água. A ação teve o objetivo de alertar à população quanto ao perigo oferecido pela proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e, recentemente redescoberto, também a febre amarela, o Aedes Aegypti.

A ação, coordenada pelo secretário de Saúde, Aguinaíldo de Lima, envolveu mais de 50 pessoas, entre agentes comunitários de saúde, agentes de epidemiologia, enfermeiros, além de coordenadores da saúde. O mutirão contou, ainda, com o apoio da secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano, que enviou uma equipe de garis e um caminhão para acompanhar a equipe, recolhendo todo lixo pelo trajeto.

A proposta desses mutirões é cobrir e assistir toda zona urbana da cidade, orientar e vistoriar as casas e seus reservatórios para que haja o máximo de prevenção possível.

De acordo com o secretário de Saúde, os dados de ocorrências de atendimentos por arboviroses, especialmente dengue, zika e chikungunya, são assustadores. “O município sofreu bastante com o aedes aegypti. Principalmente do terceiro trimestre de 2015 ao primeiro de 2016, houve surto das doenças em todos os bairros e a procura por atendimentos foi assustadora. A gente não pode deixar acontecer de novo. Se a chikungunya ou a febre amarela, que são as piores, pegam uma criança ou um idoso, que são mais vulneráveis, pode matar em questão de dias. É muito sério, todo mundo tem que fazer sua parte e cuidar da sua casa e proximidades, além de não jogar lixo nas ruas”.

Após o primeiro mutirão, que ocorreu no bairro São Sebastião, e este segundo no centro, a secretaria de Saúde já está planejando o próximo bairro para realização da ação, reafirmando o objetivo de erradicar possíveis focos do mosquito e prevenir as doenças causadas por ele.

Prefeitura de Surubim – Compromisso de cuidar das pessoas