Sábado, 23 Setembro 2017

Creche Maria Izabel: prefeita Ana Célia faz vistoria e vê situação crítica

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A prefeita Ana Célia participou nesta terça-feira (7) do primeiro encontro de professores da creche Maria Izabel, localizada no bairro do Coqueiro, mas o que deveria ser um clima de confraternização de trabalho se transformou numa vistoria e na constatação da crítica situação da unidade escolar. Abandono, descaso e risco às crianças que devem frequentar a creche, foi o “modelo” de creche que a gestão recebeu.

As aulas da creche Maria Izabel deveriam ter começado na última segunda-feira, dia 6, mas o retorno das crianças foi adiado, com nova previsão para o dia 13. “Temos uma situação insustentável e precisamos tomar providências urgentes para reverter essa péssima situação que encontramos”, alertou Roberta Maria dos Anjos, gestora da creche.

A creche não conta com água na caixa, porque a bomba foi roubada na última semana de dezembro. A gestão atual chegou a prestar queixa na delegacia, mas o caso não foi resolvido. Na sala do maternal, que recebe crianças de 2 a 3 anos, uma enorme pia está cedendo, sem suporte, o que coloca em risco a vida das crianças. Banheiros estão interditados e foi encontrado um vaso sanitário completamente vedado com fita isolante e sem condições de uso. Os brinquedos foram encontrados jogados e mal conservados, sem qualquer manutenção. Já os colchões e colchonetes estão rasgados e sujos, oferecendo risco à saúde das crianças. Em toda a creche o que se vê é uma herança de descaso e abandono, conforme as fotos revelam.

“Não podemos receber as crianças com a creche do jeito que está. O primeiro problema a ser resolvido é a água. Depois, vamos recuperar os equipamentos e material que as crianças vão precisar. Não vamos ficar de braços cruzados com este descaso”, afirmou Ana Célia.

A creche Maria Izabel atende 275 crianças, que vão do berçário à educação infantil I (Berçário e Maternal I e II, inclusive em tempo integral). A unidade conta com a atuação de 50 profissionais, entre professores e auxiliares.

Prefeitura de Surubim – Compromisso de cuidar das pessoas

Com Débora Lima (fotos)